top of page
Programa

O programa:

           O Programa tem como principal objetivo a formação de pesquisadores, visando a qualificar futuros mestres mobilizados para investigar e compreender as causas e expressões dos problemas vivenciados nas periferias, relacionando-as com as questões da educação, da cultura e da comunicação. O Mestrado Acadêmico ofertado desenvolve-se a partir de 3 linhas de pesquisa, a saber:

1.EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CULTURA

      Caracteriza-se por articular pesquisas no campo da Educação, da Comunicação, da Cultura (e suas interfaces com a Cibercultura), a partir das seguintes perspectivas: incluir questões sobre o conhecimento, a cultura, os sujeitos da escola, as tecnologias e a sociedade em rede; a presença de artefatos culturais em processos curriculares; práticas culturais, comunicacionais, educativas presentes nas periferias, bem como seus processos históricos; a formação de educadores/pesquisadores sintonizados com a cultura contemporânea; processos pedagógicos em outros espaços sociais e culturais; múltiplas linguagens e seus potenciais comunicacionais; a produção multimídia, transmídia, visual e audiovisual vivenciada nas práticas cotidianas.

2.EDUCAÇÃO, ESCOLA E SEUS SUJEITOS SOCIAIS

     As investigações contemplam o fenômeno educativo a partir da educação escolar, tendo em perspectiva a relação dos distintos sujeitos sociais que constituem essa experiência, em diferentes tempos e espaços. A educação é investigada na inexorável relação com o Estado, a cultura e a sociedade, sendo eixos temáticos as políticas públicas, regimes de colaboração, a atuação das organizações da sociedade civil, os processos de gestão, de avaliação de aprendizagens e de avaliação institucional, processos históricos de institucionalização dos recursos materiais e financeiros, disciplinas escolares, métodos pedagógicos e agentes educativos. A correlação entre educação, cultura e periferias também é abarcada nas temáticas do patrimônio e da educação patrimonial.

3. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS

Focaliza estudos de diferentes formas de educação que dialogam com os movimentos sociais diversos e relacionados às subjetividades coletivas, grupos sociais, culturais e identidades subalternizadas e oprimidas, à educação formal e não formal, às relações étnico-raciais, à educação do campo, à educação indígena, às epistemologias emergentes, às relações de gênero e sexualidades diversas, às desigualdades e diferenças nas práticas educativas. A linha oferece, também, subsídios relevantes para discussões contemporâneas que abordam relações com os estudos interculturais, com a colonialidade/descolonialidade, com paradigmas epistemológicos dissidentes e suas influências nos processos educativos.

O seminário contará com apresentação de trabalhos científicos, nas modalidades comunicação oral, pôster, vídeos e oficinas, com submissão de resumos, tendo como eixos norteadores 4 grupos de trabalhos, sendo eles:

GT1 – Política e escola: formação, trabalho e práticas docentes.

GT2 – Cultura, Comunicação e movimentos sociais em periferias.

GT3 – Educação, relações étnico-raciais, gênero e práticas culturais.

GT4 – História, memórias e educação na Baixada Fluminense.

Logos dos apoiadores.png
bottom of page